Crise ou não, você precisa ter uma Presença Digital... e uma que funcione! Isto é, que alcance novos clientes, tenha um bom fluxo de vendas, que seja um excelente canal de comunicação com seu público e/ou que reforce a proposta de sua Marca.

Este é o primeiro artigo de uma série de 3, voltados para donos de negócio, profissionais liberais ou autônomos, para que tenham um entendimento melhor das questões básicas envolvidas na criação de sua Presença Online, de modo que possam obter resultados concretos.

Ao orientar na criação ou reestruturação da Presença Online de várias empresas, desde 1998, é muito comum me deparar com dúvidas básicas (e completamente pertinentes) de empreendedores que não são de áreas ligadas ao meio digital e que não sabem por onde começar. Outros tantos que já investiram na Internet estão traumatizados com experiências ruins que tiveram.

Pois bem… em algum momento na sua vida, você recebeu uma inspiração e resolveu oferecer um produto ou serviço que elevava, de algum modo, a qualidade de vida das pessoas (seus clientes). 

Acreditou, batalhou e montou seu escritório e/ou loja.

Agora, você olha ao redor e só ouve falar de Internet, Facebook, LinkedIn, lojas virtuais, e por aí vai. E você começa a se perguntar:

Preciso de um site? 
Será que vale a pena usar a Internet para para divulgar meus produtos ou serviços?  
Minha marca pode se beneficiar deste meio de comunicação?
Poderei chegar a novos clientes? 
Blog?! CMS ?!? Hospedagem?!?! Cloud?!?!

Será que vale a pena investir em uma Presença Online? Para poder responder a esta pergunta, vamos ver:

  • Onde estão as pessoas que podem ser meus clientes;
  • As vantagens da mídia online;
  • Quais os resultados que podem ser atingidos.
     

Onde estão as pessoas que podem ser meus clientes?

Independente do que seja seu negócio, para existir você precisa de CLIENTES!

Basicamente, quanto mais pessoas souberem da sua existência, maior a chance de aumentar sua clientela. Isto é estatístico.

Seguindo esta lógica, devemos considerar o fato de que mais de 102 milhões de brasileiros ( dado de 2014 - segundo a agência de marketing social We Are Social) são usuários ativos de Internet. Este número corresponde a mais da metade da população (54% para ser exato)! 

Além disso, somos o terceiro país do mundo que passa mais tempo na Internet . E, aqui no Brasil,  passamos pelo menos o dobro do tempo navegando pela internet do que assistindo a televisão (ainda dados de 2014)!

Quase 40% dos internautas brasileiros compraram pelo menos um produto na Internet, e a tendência do e-Commerce (Comércio Eletrônico) é aumentar.

É por isso que tem tanta gente falando para você ter um site/loja na Internet, uma página no Facebook, e etc… É onde estão seus futuros clientes.

Fato é que existe uma grande chande dos seus concorrentes já estarem online, e que tenham ficado com parte dos R$ 41,3 bilhões movimentados no comércio eletrônico brasileiro em 2015 (dados da E-Bit/Buscapé na 33ª edição do relatório WebShoppers).


Quais as vantagens da mídia online?

O ambiente Web oferece muitas vantagens nem relação ao marketing tradicional. Deixe-me ressaltar algumas:

Custo reduzido

É possível criar uma estratégia de marketing online com custos relativamente baixos, podendo substituir os investimentos em outros veículos mais custosos, como TV, rádio e revistas. 

Fácil medição

Ao contrário da mídia impressa, a mídia online permite ter vários indicadores de performance, o que dá um controle completo sobre os investimentos na Presença Online. É possível saber quanto cada canal está dando de retorno ou mesmo qual região aceita melhor este ou aquele formato de campanha. 
 

Resultados em tempo real 

Não é preciso aguardar dias ou semanas para saber o resultado dos investimentos. Na maioria das vezes, pode-se acompanhar em tempo real o que está acontecendo, isto é, quantos visitantes estão no site, em quais páginas, vindos de onde e assim por diante.
 

Aperfeiçoamento da estratégia

Graças à rapidez da medição dos resultados, é possível avaliar se uma estratégia está indo bem ou se precisa de ajustes. Se for o caso, muda-se imediatamente a abordagem para melhorar o desempenho.
 

Nivelamento

Não importa o tamanho de seu negócio ou o do seu concorrente, é possível competir com empresas grandes por um mesmo nicho no mercado. É mais uma questão de estratégia do que de tamanho.
 

Alta exposição

Seu negócio pode ser visto de qualquer parte do mundo, em qualquer momento. O investimento em otimização para motores de busca, conhecido como SEO, é uma solução de longo prazo que trará audiência para seu negócio naturalmente. 
 

Não intrusivo

Quanto às mensagens de email, quando alguém quer receber notificações de novo conteúdo/serviço/produto, ele pode se cadastrar em seu mailing. Quando não quer mais receber, descadastra-se. 
Quando o assunto é o site, é o visitante que foi atrás e o encontrou e não o contrário. Apenas quem acredita que seu conteúdo é interessante e relevante é que vai querer acompanhá-lo, e melhor, vai gostar de ser notificado sobre novidades!
 

Alto grau de engajamento

Estamos falando de um canal que permite a interação direta com seu público. A comunicação pode (e deveria) ser de duas mãos. Ouvir seus clientes e dar retorno (feedback) quando entrarem em contato não só é possível como desejável. Isso aumenta a credibilidade da sua marca e a satisfação de seus clientes. 

 

Pois bem, já vimos uma série de motivos para investir em sua Presença Online. Mas, por onde começar? O que preciso para meu negócio agora?

Esta pergunta é fundamental e deve ser feita antes de iniciar qualquer ação de divulgação, seja ela digital ou não. 


Quais os resultados que podem ser atingidos?

Embora haja modelos consagrados no mercado, cada negócio é único e possui características que o diferenciam dos demais. Sem contar que pode estar passando por uma fase (crescimento inicial, reestruturação, lançamento de produto, etc...) especifica, com necessidades distintas de divulgação para este momento.

Aqui é um dos pontos onde muitos negócios falham e é um dos motivos de terem uma experiência ruim com sua Presença Online.

Ter um site na Internet é, na maioria das vezes, o primeiro passo para iniciar sua estratégia de Presença Digital. E é onde ocorre o primeiro grande erro.  

Embora seja importante, a maneira como o site será contruído, seu conteúdo e sua divulgação são fatores decisívos para que obtenha retorno. Encontrar serviços do tipo ‘Faça você mesmo’ ou desenvolvedores despreparados, que seduzem com custos muito baixos ou mesmo gratuitos, mas que não o ajudam a elaborar sua estratégia de marketing, podem custar caro no final das contas.

Freelancers e serviços de construção de sites podem ser a melhor opção em determinadas situações e costumo contratar estes serviços, tendo ótimos resultados. Minha crítica está na falta de estratégia por trás da ação, que foi realizada sem deixar claros os resultados esperados.

Sem as metas definidas, não tem como saber se atingimos o sucesso e nem se estamos no caminho certo.

Assim, antes de fazer qualquer ação em direção à sua Presença na Internet, é preciso definir claramente quais objetivos pretende alcançar com esta ação. Isso irá ajudar a tomar as decisões apropriadas para garantir o sucesso desta empreitada. Peça ajuda profissional neste momento, pois isso irá ajudar a focar nas ações que deverão ser integradas para trazer os resultados esperados. 

Copiei a seguir um trecho inicial do artigo “O que é Web Analytics e como ele ajuda a presença on line?” onde relaciono os 5 principais resultados esperados de ações na Internet, sugeridas pelo Google (fonte: documentação do Google Analytics):

  • Para sites de comércio eletrônico, um objetivo óbvio é a venda de produtos ou serviços.
  • Para sites de geração de contatos, o objetivo é coletar informações do usuário para que equipes de vendas se conectem com clientes potenciais.
  • Para os editores de conteúdo, o objetivo é incentivar a participação e visitação freqüente.
  • Para sites informativos ou suporte on-line, o importante é ajudar os usuários a encontrar as informações que eles precisam no momento em que buscam.
  • Para a marca, o objetivo principal é gerar conscientização, compromisso e lealdade.


Saber que pode atingir resultados destas 5 naturezas deve ser um fator motivacional para sua investida no mundo online. Definir qual destes resultados quer, é obrigatório para sua estratégia e não pode ser ignorado. 

Nos próximos artigos desta série abordarei as "Tendências do marketing online" e questões que dizem respeito à "Arte & Tecnologia" envolvidas para o sucesso de sua Presença Online.

Fique a vontade para comentar esta postagem ou contate-me para esclarecer dúvidas que tenha sobre a Presença Online de seu negócio. Vou adorar ouvir sua história!

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Foto de Renato Carvalho
Sobre o Autor

Renato Carvalho é consultor em negócios Web com foco em Web Analytics, Usabilidade e Experiência do Usuário. Engenheiro, mestre em Sistemas Digitais, traz em sua bagagem experiências como Gerente de Produto Web, Gerente de TI, professor de cursos de graduação e pós-graduação em TI/Web, sistemas para Internet e modelagem de dados para Business Intelligence e Big Data.

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